Como usar os tempos verbais na conversação em inglês

Como aplicar na nossa conversação em inglês,  as aulas de gramática que costumam ser enfadonhas e a gente não consegue entender direito para que serve tudo aquilo. Conseguimos fazer os exercícios, repetindo a estrutura de cada um dos tempos verbais; memorizando as diferentes formas dos verbos regulares e irregulares ( My God!! Mas ainda assim, não atingimos a fluência. Temos um medo de falar inglês porque temos medo de errar e falar errado.

Porém, quando vamos falar, não sabemos muito bem o que e quando usar. Obviamente, aprender os tempos verbais é como construir os pilares da nossa conversação em inglês. No entanto, para além da estrutura, precisamos focar no significado que cada uma delas expressa. Ou seja, o que os nativos americanos, ingleses, australianos, irlandeses, canadenses entendem quando eu uso Present Simple ou quando eu uso Present Continuous?  Aqui está o pulo do gato!!!

Por isso, ao invés de ficar memorizando as complicadas explicações, podemos nos preocupar somente com as palavras ou expressoes chaves que se ligam, quase que automaticamente, com cada um dos tempos verbais.

Os vídeos abaixo são dicas de inglês sobre cada um dos tempos, apresentados nos seus contrastes entre si, para facilitar a aprendizagem e o uso.

SIMPLE PRESENT X PRESENT CONTINUOUS NA CONVERSAÇÃO EM INGLÊS

Esses dois tempos verbais tem idéias opostas.

O Simple Present expressa ideias de rotina, repetição, hábitos no presente. As palavras chaves que ligam com esse tempo verbal são: ALWAYS, USUALLY, OFTEN, SOMETIMES, NEVER, TWICE A WEEK, EVERY, etc.

`Por outro lado, o Present Continuous expressa idéias de situações no presente que não são uma rotina, repetição ou hábito. Esse tempo tem uma única restrição. Somente podemos usá-lo com verbos de ação. Por exemplo, não usamos esse tempo verbal com os seguintes verbos: Like, Love, Dislike, Hate, Want, Understand, Believe, Know, Forget, Remember, See ( sense) e Hear ( sense). As palavras chaves que se ligam com esse tempo verbal são: THIS, THESE, NOW, CURRENTLY, NOWADAYS, etc.

SIMPLE PAST X PRESENT PERFECT NA SUA CONVERSAÇÃO EM INGLÊS

Nós usamos o Simple Past e o Present Perfect para falar de ações no passado. Quando informamos o tempo da ação, usamos o Simple Past . Porém, se não mencionamos o tempo ou ele não é importante para falar do passado, usamos o Present Perfect.

Quando estudamos o Simple Past é importante lembrar das duas categorias de verbos que temos de estudar e memorizar: os verbos regulares ( com final ed – plan – planned – planned) e os irregulares ( go – went – gone ).  As palavras chaves do Simple Past são: AGO, LAST, DATES ( on Aug,10h), YEARS( in 2001), YESTERDAY, etc.

As palavras chaves do Present Perfect são: JUST, EVER, ALREADY, NEVER, YET, RECENTLY, SO FAR, UNTIL NOW.

SIMPLE PRESENT X PRESENT PERFECT

O Simple Present expressa ideias de rotina, repetição, hábitos no presente. As palavras chaves que ligam com esse tempo verbal são: ALWAYS, USUALLY, OFTEN, SOMETIMES, NEVER, TWICE A WEEK, EVERY, etc.

O Present Perfect é usado quando  não mencionamos o tempo ou ele não é importante para falar do passado, usamos o Present Perfect.

O contraste entre esses dois tempos verbais é por conta do português. Em inglês quando vamos falar de uma ação que começou no passado e continua no presente, temos de usar o Present Perfect. O Simple Present em inglês não expressa ideias presentes vindas do passado. As palavras chaves do Present Perfect para esse caso são: SINCE / FOR / HOW LONG.

WILL X TO BE GOING TO

Para falar no futuro em inglês temos duas opções:

a. Ações no futuro que acabamos de decidir, usamos o Will

b. Para ações no futuro que ainda não decidimos , também usamos o Will.

c. E por último, quando decidimos o futuro, antes de falarmos sobre elas, nós usamos o To Be Going to.

As palavras chaves para o Will e para o To be Going to são praticamente as mesmas, com exceção de: MAYBE/ PERHAPS que usamos com o Will.

QUER DAR UM UPGRADE NO SEU INGLÊS?

Então, não erre mais em inglês essas palavras que usamos bastante em inglês, assistindo todos os vídeos que estamos publicando no nosso canal no Youtube – FASTENGLISH1, que você pode se inscrever, clicando no link abaixo, para não perder nenhuma das próximas dicas de inglês:

CANAL YOUTUBE – FASTENGLISH1

Conheça também os nossos cursos de inglês online, clicando no link abaixo:

Cursos Inglês Online

Ou se você não sabe como fazer o teste do TOEIC, temos um Curso Preparatório TOEIC que irá te ajudar a alcançar o seu objetivo, aumentando o seu score no TOEIC. Clique abaixo:

Curso Preparatório TOEIC

Se precisar de um Curso Como escrever emails em ingles, nós temos um e-book simples e direto que vai te ajudar muito na hora que tem aquelas dúvidas de como começar um email em ingles ou de como finalizar um email em ingles; qual a diferença entre um email em ingles formal e um email em ingles informal. Um guia com uma lista de expressões que te ajudarão a ligar as ideias em inglês. Clique no link abaixo:

Curso : Como escrever emails em inglês

Outra forma de nos acompanhar é através das nossas redes sociais, deixando dúvidas e comentários.

Instagram:fastenglishbrasil▸

Facebook | https://www.facebook.com/fasteng ▸

E para falar conosco: E-mail l [email protected]

Bons estudos!