TOEIC Listening-Estratégias para o teste

ATENÇÃO E TÁTICA NO TOEIC LISTENING É FUNDAMENTAL.

O TOEIC LISTENING é uma seção do teste que exige muita atenção. Além de saber vocabulário, você precisa focar na pronúncia e nos Linking Sounds. Isso vale para as 04 partes do TOEIC Listening, das figuras até os listening longos como anúncios, paleestras, avisos, etc. Nesse post, iremos dar as dicas da parte 3.

O QUE É O TOEIC

Quem faz o TOEIC pela primeira vez, em geral faz uma das perguntas abaixo:

TOEIC o que é? O que cai no teste do TOEIC? Como você pode estudar para a prova TOEIC? Como você pode se preparar para o TOEIC teste? Como passar no teste do TOEIC?

Esse teste é diferente do teste TOEFL, o que muita gente confunde. o TOEFL é um teste de certifcação de proficiência em inglês exigido para quem pretende fazer estudar numa faculdade no exterior ou fazer curso de pós graduação no Brasil ou no exterior. O TOEIC é um teste de proficiência em inglês, aplicado pela área de recursos humanos das empresas para avaliar o nível de inglês dos candidatos ou colaboradores.

AS QUATRO HABILIDADES EM INGLÊS

O aprendizado de uma língua estrangeira envolve o desenvolvimento de 04 habilidades: Fala, Audição, Escrita e Leitura ou respectivamente, Speaking, Listening, Writing e Reading.

Infelizmente essas habilidades não se desenvolvem de forma uniforme durante o nosso aprendizado do inglês. Pela minha experiência com aulas, percebo que esse desenvolvimento está ligado a características pessoais de cada aluno. Alguns alunos desenvolvem uma habilidade mais rapidamente do que a outra. Porém, de todas elas, o Listening é a que mais traz dores de cabeça para quem está aprendendo o inglês.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESSE VÍDEO

Nesse segundo vídeo, iremos te explicar como fazer a parte 3 da seção do Listening. Onde você terá de ouvir 10 diálogos ( em geral entre um homem e uma mulher – essa informação é importante porque as vezes as questões perguntam sobre o que o homem ou a mulher falaram-). Para cada diálogo você terá de responder 03 questões.

As perguntas dessa parte do TOEIC teste são divididas em 03 tipos:

a. Perguntas sobre a idéia geral da conversação em inglês no TOEIC test.

b. Perguntas sobre informações específicas sobre o diálogo

c. Perguntas de inferência. Ou seja, baseados no diálogo a que conclusão podemos chegar? O que está implícito na conversação?

Existem algumas pegadinhas nessa parte da prova do TOEIC, que você precisa assistir o vídeo para aprender e responder todas elas. Prestem bastante atenção nas Questions Words ( What/Where/Why/How/When? Whose, etc)

COMO SE PREPARAR PARA O TOEIC LISTENING

Para melhorar essa habilidade é necessário focar, principalmente, em:

Aquisição de vocabulário – Nós muitas vezes não entendemos o que ouvimos porque não conhecemos as palavras e as expressões usadas. Muitas vezes o significado idiomático é bem diferente do significado literal. E isso pode confundir na hora de ouvir. Por exemplo, a palvra COOL. No sentido literal, COOL é frio, mas no uso idiomático, COOL significa legal, bacana. ” The weather is cool today. Put on a coat.” e “That film you recommended was very cool. I liked it.”

Pronúncia – Compreender claramente os sons é muito importante. Na língua inglesa existem alguns sons de vogais ou mesmo consoantes que são muito parecidos. Por exemplo nas palavras: BED (bed) e BAD (bæd). E ainda: CHIP (tʃɪp) e SHIP (ʃɪp).

Linking Sounds – Quando falamos em português rapidamente no dia a dia, nós costumamos engolir lilabas inteiras das palavras. Algo como: ” Eu vo no vô, não vo?”. É verdade que em inglês eles contraem algumas palavras, particularmente os verbos auxiliares como BE and HAVE. No entanto, quando eles pronunciam frases e sentenças inteiras, ococrre o que chama-se de Linking sounds. Um exemplo: Quando numa sentença uma palavra termina com um som de consoante e a palavra seguinte inicia com um som de vogal. Esse som da consoante liga-se com o som da vogal. Isso faz parecer que estamos ouvindo uma outra palavra e causa bastante confusão se não sabemos disso. Por exemplo: We need a lot of it – ficaria mais ou menos da seguinte forma: /WE/ NEE/DA/ LO/TO/FIT/.

Desta forma conseguimos entender muito melhor e enriquecer nosso conhecimento no inglês, ajudando a nos comunicar de uma forma cada vez mais precisa e elaborada.

A ESTRUTURA GERAL DO TOEIC TESTE

TOEIC é dividido em 02 Seções: Reading e Listening.

A seção do Reading do TOEIC teste tem 10o perguntas e é divida em 03 partes:

  1. Questões de gramática e vocabulário em sentenças
  2. Questões de gramática e vocabulário em emails e textos
  3. Interpretação de textos curtos, médios e longos

A seção do Listening do teste TOEIC tem 100 questões e é dividida em 04 partes:

  1. Questões sobre figuras
  2. Questões de interpretação de uma conversa curta
  3. Questões de interpretação de um diálogo
  4. Questões de interpretação de um monólogo ( anúncio; uma palestra)
  5. O tempo de duração do TOEIC teste é de 45 minutos para a seção do Listening e 75 minutos para a seção do Reading, num total de 2 horas. Tem também uma versão do TOEIC teste que avalia o Speaking e o Writing. Porém ela não muito utilizada pelas empresas no Brasil.

A PONTUAÇÃO DO TOEIC

O TOEIC pontuação ou o score final é a soma dos pontos que você adquirir em cada uma das seções. Comparando com a escala do CEFR, o TOEIC teste vai até o C1. que corresponde ao nível avançado de inglês. Assim, após alguns dias você receberá o certificado TOEIC.

Para ter sucesso no TOEIC test você precisa aprender a controlar o tempo, pois são muitas questões, num total de 200 (duzentas).

COMO ESTUDAR PARA O TOEIC

DICA 1 – Os temas de gramática no TOEIC são em geral: Tempos Verbais: Simple Present ou Present Continuous; Simple Past ou Present Perfect; Past Continuous; Past Perfect; Will ou To be Going to. Se você não sabe a diferença, preparamos alguns vídeos explicando o contraste entre esses tempos verbais. Com isso você conseguirá identificar rapidamente qual a alternativa correta na Parte 5 e 6 do TOEIC teste, onde há as questões de gramática.

É só clicar no link a seguir: Como usar os tempos verbais na conversação

DICA 2 – O  vocabulário do TOEIC test é voltado para o inglês geral e o inglês para negócios. Você precisará saber a diferença em inglês de palavras parecidas ou palavras que confundem pela sua ortografia ou pela sua tradução para o português. Temos uma série de outros vídeos sobre essas palavras.

É só clicar no link a seguir:

Você sabe a diferença em inglês .

DICA 3 – Um assunto muito importante que você precisa saber porque vai usar em vários tipos de questões no TOEIC test é a respeito das LINKING WORDS, ou CONJUNÇÕES.

Temos um vídeo também sobre esse assunto chamado:

Como ligar idéias em inglês

MAIS DICAS INGLES PARA O TOEIC LISTENING

Para aprender mais sobre a parte 2 do TOEIC LISTENING, temos um outro vídeo com mais dicas para você alcançar a sua melhor nota no teste. Lembrando que nessa segunda parte do TOEIC listening, você será testado no seu conhecimento de preposições de lugar, tempo; vocabulário de profissões; capacidade de compreender uma conversa falada por nativos em inglês numa velocidade normal; capacidade de entender os principais sotaques da língua inglesa ( inglês britânico e americano); capacidade de compreender vocabulário ligado ao dia a dia da área de negócios, ou seja, inglês para negócios.

LINK – Video lIstening  PARTE 2

Assista todos os vídeos da série para você ter uma idéia geral de cada uma das partes do TOEIC teste.

LINK PARA OS DEMAIS VÍDEOS – pagina do blog – dicas toeic

CURSO PREPARATÓRIO TOEIC

E caso você queira fazer uma preparação antes de prestar a prova TOEIC, nós temos um Curso Preparatório TOEIC que vai te ajudar a melhorar o seu tempo no TOEIC test, aprendendo todo o conteúdo solicitado no exame e depois irá aplicar nos vários simulados TOEIC.  o TOEIC simulado que usamos no curso preparatório TOEIC está no mesmo formato, na verdade são provas aplicadas anteriormente no teste. Inclusive já com as modificações implantadas pelo NEW TOEIC.

Para maiores informações é só clicar no link abaixo

Curso Preparatório TOEIC

Para maiores informações , entre em contato CLICANDO abaixo: