Medo e vergonha de falar inglês – Quais as causas?

Medo e vergonha de falar Inglês 

Se você tem medo, vergonha ou bloqueio para aprender Inglês, fica nesse vídeo que eu vou bater um papo bacana para te ensinar e te ajudar a eliminar todos eles. 

Olá bem-vindo a mais um vídeo no nosso canal, eu sou o professor Paulo César, e o assunto de hoje é sobre medo e vergonha na hora de falar inglês, pois é muita gente tem medo e vergonha de falar inglês, estuda inglês a muitos anos, a muito tempo, mas na hora de falar da aquela paralisada, congela e essa paralisação e esse congelamento na hora de falar inglês, ele tem origem no medo e na vergonha. E por que que aparece esse medo essa vergonha na hora de aprender a falar inglês na verdade.

Excesso de auto crítica gera o medo e a vergonha de falar inglês

A primeira razão para esse medo para vergonha é o excesso de auto crítica. A maioria dos alunos com quem eu já trabalhei, que eu trabalho, tem um excesso de autocrítica, poucos são aqueles que são super desencanados se errou, se falou certo, é na verdade eles celebram  a cada vitória que eles obter em inglês, então se o seu caso é de excesso de autocrítica.

O Primeiro passo para acabar com a auto critica

Esse é o primeiro passo eliminar essa autocrítica, e para eliminar ela eu vou usar uma analogia para a gente comparar e entender como é que funciona quão problemática é essa autocrítica que nós temos quando estamos aprendendo inglês. Imagina que você seja um bebê e que você tenha esse excesso de autocrítica, que você por exemplo começou a engatinhar, olha essa imagem

– – não seria terrível, esse bebe jamais andaria, e essa outra aqui – – imagina, um bebê achar que não seria amado se ele não andar perfeitamente.

Na verdade, essa analogia que você precisa pensar, trate o seu inglês como um bebê que tá começando a engatinhar, que tá dando os primeiros passos e como os pais, você é o pai desse bebê, aliás afinal é o seu inglês que você está desenvolvendo, celebre cada passo que ele der para frente.

Então essa é a primeira, primeiro item, excesso de autocrítica.

 Já conhece o canal da FAST ENGLISH?

Olha se você ainda não é inscrito no nosso canal, não se esqueça de se inscrever agora mesmo para não perder nenhuma das dicas que nós vamos ter para vocês. Clica, se inscreve, ativa o sininho, para receber todas as notificações.

 

https://www.youtube.com/user/FASTENGLISH1/

 O excesso de comparação na hora de falar inglês

Bom vamos a segunda raiz do medo e da vergonha de falar inglês.

A segunda Raiz é a comparação, essa é inevitável, nós comparamos mesmo, é da natureza humana comparar a nossa vida com a vida do outro né, existe inclusive um ditado em inglês que diz que a grama do vizinho é sempre mais verde.

Só que às vezes essa comparação ela é tão excessiva que bloqueia sim a sua aprendizagem, da seguinte forma, você não se acha bom o bastante para atingir o nível elevado que você colocou a si mesmo.

Então você não pode comprar o seu inglês, o seu bebê que tá começando a andar por exemplo, com seu português que já fala a muito tempo, afinal quanto tempo você fala português ? você é fluente em português ? não comete erros ? conhece todas as regras ? todos os vocabulários ? então se você já fala português a tanto tempo e ainda escorrega na língua, imagina você que está aprendendo, seu inglês bebê que tá aprendendo, tá começando a engatinhar.

Sendo assim, juntando-se com o excesso de autocrítica e com essa comparação que você faz entre o que você já fala em português com que você já produz em inglês é a causa do medo e da vergonha.

 Não exija demais do seu inglês. Ele ainda é um bebê.

Terceira causa do medo e da vergonha na hora de aprender inglês. É a vontade de falar inglês com a mesma sofisticação que você fala em português. Não é possível.

O seu português, ele é como um maratonista que corre a São Silvestre todo ano. O seu inglês está começando a engatinha, está começando andar. Então qual é a estratégia que você vai usar, para se comunicar em inglês nessas situações. Você vai ser o mais simples possível, e para você ser o mais simples possível, vou dar aqui uma fórmula que vai te ajudar bastante.

Toda vez que você for falar em inglês, coloque na sua frase. Sujeito, Verbo, Complemento – sujeito, verbo e complemento – isso mesmo, seja simples e direto. She likes chocolate / He wants some coffe / They have a car. “Ah mas é um inglês muito xoxo”. Não é xoxo não, é assim mesmo. A língua inglesa é muito diferente do português, é uma lingua mais direta, de uma forma um pouco mais objetiva, e a sua meta, sua preocupação tem que ser com a comunicação, se as pessoas vão entender o que você está falando.

 Revisando: Quais são as causas do meda e da vergonha de falar inglês?

Então fazendo uma revisão do nosso papo de hoje. As raízes, as causas do medo e da vergonha de aprender inglês são.

Excesso de autocrítica. Acabe com isso, respeite o seu inglês, ele é um bebê caminhando.

Segunda raiz, segunda causa desse medo e vergonha é a comparação com o português ou mesmo a comparação com outros brasileiros que fala inglês. Tenho alunos que fala assim: nossa, quando eu tô numa reunião e tem outro brasileiro, aí que não sai o inglês mesmo. Bobagem isso. Ninguèm no Brasil é fluente. Pesquisas aí das grandes consultorias de RH, mesmo da British Council, infelizmente avaliam de que em torno de 80 a 90% dos brasileiros não fluentes, portanto estamos todos no mesmo barco.

E a terceira causa e a raiz do medo e da vergonha em inglês, é você querer falar com a mesma sofisticação, portanto, qual é a estratégia ? Seja simples e direto.

 Pare de achar que tem bloqueio para aprender inglês

Bom essas são as dicas, espero que você tenha gostado. E lembre-se, abandone essas ideias de bloqueio. Você não tem bloqueio para aprender inglês e cesse de vez esse excesso de autocrítica, esse é o nosso vídeo de hoje, muito obrigado. BYE !